quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aprenda a detectar quando está ovulando.Secreçao e a fertilidade



A secreção e a fertilidade

A secreção ou muco vaginal varia durante o ciclo menstrual. As fotos a seguir vão ajudá-la a detectar seus dias mais férteis.
Você pode examinar o muco passando papel higiênico na região vaginal ou introduzindo seu dedo limpo na vagina em direção ao colo do útero. Geralmente há mais secreção vaginal depois de se fazer cocô.
Se estiver evitando filhos, não se baseie só na observação de secreções, pois ela não é um método anticoncepcional garantido.

Secreção com aspecto de clara de ovo: você está fértil

Depois que a menstruação passar, talvez você note um aumento de secreção, que fica mais "molhada" e escorregadia após alguns dias.

Secreção com aspecto de clara de ovo indica o tipo mais fértil de muco cervical. Esta secreção elástica permite que os espermatozoides nadem com toda a facilidade até o colo do útero. Não só a aparência é de clara de ovo crua, como também a textura do muco, que pode se esticar por até cinco centímetros sem quebrar no meio!


Secreção aguada: você está fértil


O muco cervical torna-se mais molhado e mais aguado na fase próxima à ovulação. Essa consistência permite aos espermatozoides se movimentarem rapidamente pelo colo do útero.

Quando a secreção está aguada, às vezes dá a sensação de que escapou xixi na calcinha. O muco aguado é transparente e quase pinga ou escorrega pelos dedos.


Secreção turva: você não está fértil

Após a ovulação, o muco cervical não fica mais aguado ou escorregadio. Com aspecto cremoso, o muco não é mais considerado fértil porque restringe bastante a mobilidade dos espermatozoides.

Nesta fase, a secreção pode ser esbranquiçada ou amarelada, grossa e tem o toque parecido ao de um creme hidratante entre os dedos.

Secreção pegajosa: você não está fértil

Nos dias que antecedem a menstruação, o muco cervical fica pegajoso ou grudento.

É o período menos fértil do seu ciclo, com a secreção que lembra leite talhado. Os espermatozoides têm bem mais dificuldade de nadar neste meio.

Use a observação para entender seu ciclo menstrual
Vale a pena observar por alguns meses as transformações de sua secreção vaginal. Pode ser que você acabe percebendo algum tipo de padrão que lhe ajude a identificar o período de maior fertilidade durante o ciclo menstrual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário