segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Dicas especiais para suas bolsas
Como a maioria das mulheres, além dos sapatos adoro bolsas. Sapatos e bolsas, costumo dizer que são investimentos a longo prazo, pensando assim não custa nada um cuidado a mais.
Bolsas – Cheiro de guardado:
Para eliminar o mau cheiro de bolsas guardadas por muito tempo, coloque dentro delas uma latinha furada contendo pedaços de algodão umedecidos na colônia de sua preferência. Deixe a lata dentro da bolsa por uma dia.
Bolsa de couro arranhada
As marcas mais leves de arranhão podem ser atenuadas se forem cuidadosamente esfregadas com cera da mesma cor do couro.
Bolsas de couro danificadas pelo tempo
A bolsa que você adora está ficando velha e feia? Ela vai melhorar muito se for friccionada com clara de ovo batida em neve. Depois de secar, passe uma flanela.
Se estiver tão velha a ponto de endurecer, passe na parte interna do couro uma mistura de 100ml de água, uma colher de sopa de sal e uma colher (de café) de bicarbonato de sódio, umedecendo bem. Deixe secar à sombra. Ficará macia como quando nova.
Bolsa de couro danificada por chuva ou umidade
Quando o couro for afetado pela chuva, passe um algodão molhado em álcool e depois engraxe.
Se estiver endurecida por qualquer outro tipo de umidade, passe por toda a superfície um pincel molhado em querosene.
Bolsas de couro em geral – limpeza
Lave-as com água e sabonete de glicerina, ou com sabão de coco, desde que sequem à sombra. Depois de bem seca, engraxe a peça com cera ou graxa de sapato incolor ou da mesma cor do couro.
Bolsa de couro claro – limpeza
Esfregue vigorasamente com pasta de dentes misturada a leite de magnésia. Depois, é só passar um algodão umedecido com água.
Bolsa de couro cru – limpeza
Passe um algodão embebido na seguinte mistura: 1/3 de glicerina e 2/3 de álcool. Deixe secar bem e lustre
.
Bolsa de couro preto – limpeza
Esfregue com um pedaço de batata crua. Em seguida, engraxe e lustre.
Fechos e dobradiças – limpeza
Limpe os fechos comuns com um algodão molhado em acetona. Os dourados, com a fricção de uma pano embebido em álcool ou vinagre.
Zíper emperrado
Esfregue sobre o zíper (perto da alça) um sabonete novo e seco.
Passe um lápis preto comum (nº2) riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.
Cuidado com o couro
- O couro é matéria orgânica de origem animal que recebeu tratamento específico para interromper a sua deterioração. Os responsáveis por sua confecção recomendam que os artigos sejam encaminhados às lavanderias especializadas à adequada limpeza, desaconselhando lavagens caseiras.
- Jamais guarde suas peças de couro em sacos plásticos. É aconselhável utilizar capas de TNT porque são leves e vazadas e permitem a entrada de ar e, assim, evitam o aparecimento de mofo. Prefira sacos de TNT de cor escura que ajudam a proteger a peça de couro dos efeitos nocivos da luz.
- Deixe as bolsas respirarem.
- Seque sempre a sombra.
- Não deixe as peças expostas à luz, seja ela natural ou artificial, para evitar que desbotem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário